fbpx

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE: COMO RECEBER A BOMBA DE INSULINA DO SEU PLANO DE SAÚDE!  

Você realiza tratamento de diabetes tipo 1 com a caneta lancetadora? Já verificou se você se enquadra nos requisitos para o fornecimento da bomba de insulina? Saiba mais!

A diabetes tipo 1 é uma doença crônica que afeta a produção de insulina pelo pâncreas ocasionando uma instabilidade de índice glicêmico em seus portadores. O tratamento tradicional consiste nas aplicações de insulina por meio da caneta lancetadora, que, em alguns pacientes, chegam a aplicar 20 vezes ao dia, de acordo com a prescrição do seu médico endocrinologista.

O tratamento avançado consiste na prescrição médica do endocrinologista para a substituição da caneta lancetadora por uma bomba de infusão de insulina, principalmente quando o tratamento tradicional não surte o efeito esperado, que é a regulação dos níveis glicêmicos no paciente.

A substituição da caneta lancetadora pela bomba de insulina ocorre quando o tratamento tradicional não está surtindo o efeito esperado e, por ser mais sofisticada, os especialistas prescrevem a bomba de insulina, pois, é um método avançado que mapeia e registra todo o histórico de hipoglicemia e adapta a infusão de insulina, suprindo a necessidade individual de cada paciente de acordo com a sua necessidade.

O endocrinologista ao prescrever o tratamento com a bomba de insulina, faz o pedido administrativo ao plano de saúde e aguarda a resposta. Geralmente o paciente receberá uma negativa para fornecimento do equipamento e seus insumos, o que deverá contar com o auxílio de um profissional especialista em direito da saúde para contornar essa situação desagradável.

Diariamente nos deparamos com situações absurdas realizadas pelos planos de saúde, onde negam os pedidos de custeio da bomba de insulina com a justificativa de que não estaria no rol da ANS e que, portanto, não teria obrigação legal de prestar tal assistência. Muito cuidado, essa conduta realizada pelos planos de saúde é considerada ABUSIVA e vem sendo ANULADA PELO JUDICIÁRIO, desde que haja prescrição médica, o PLANO DE SAÚDE É OBRIGADO A CUSTEAR INTEGRALMENTE O EQUIPAMENTO E SEUS INSUMOS. 

 

COMO FAÇO PARA SOLICITAR O TRATAMENTO COM A BOMBA DE INSULINA? 

Inicialmente, deve organizar a documentação necessária para análise do pedido, mas, o PRINCIPAL DOCUMENTO que essa demanda necessita é o LAUDO MÉDICO BEM DETALHADO, que consiste nas seguintes informações:

  • Nome completo do paciente;
  • Descrição da doença com CID;
  • Forma de evidência da doença no paciente com a descrição das sequelas e dos sintomas pertinentes;
  • Descrição detalhada do tratamento com a caneta lancetadora que o paciente faz uso;
  • Descrição detalhada da necessidade do tratamento avançado com a bomba de insulina, ressaltando os benefícios desse tratamento e consequências de continuar com a canetinha;

Possuindo esse laudo médico, você tem como fazer a requisição administrativa no plano de saúde para saber se haverá o custeio, mas, provavelmente receberá uma negativa. Então, com essa negativa realizada pelo plano de saúde, leve-a para um advogado especialista em direito da saúde, que poderá te auxiliar no pedido ao judiciário para que o juiz obrigue o plano de saúde a autorizar e custear o equipamento e seus insumos para o paciente.


DEMORA MUITO PARA RECEBER OS EQUIPAMENTOS E OS INSUMOS?

Inicialmente, é preciso esclarecer que o pedido é realizado no judiciário quando a documentação está correta e bem direcionada, para que o pedido seja realizado de forma coerente e o juiz possa verificar a necessidade de obrigar o plano de saúde a custear o equipamento e os insumos.

E quanto tempo dura para o equipamento e os insumos serem fornecidos? O pedido é feito por meio de liminar, então, é considerado um pedido IMEDIATO, que não precisa chegar até o final do processo para que seja fornecido, mas, que inicialmente o plano de saúde já forneça todo o material solicitado de acordo com a determinação do médico.

O pedido liminar não demora, geralmente são analisados em poucos dias, às vezes até horas, a partir do momento em que foi dada entrada no processo.

FICA A DICA:

Se você, ou algum familiar, está realizando tratamento para diabetes tipo 1 e querem saber mais informações sobre a possibilidade de fornecimento da bomba de insulina, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para te ajudar com a informação que você precisa. Informação salva vidas!!

Open chat